DPOC: muito além dos tratamentos convencionais
segunda-feira, 23 mar 2020
Já falamos aqui no FazBem sobre a importância de parar de fumar e de utilizar o medicamento certo para cada momento do tratamento da DPOC. No entanto, existem outros tipos de tratamentos que ajudam a quem sofre com a doença.
É muito importante para os pacientes com DPOC estarem atualizados com as vacinas contra influenza e pneumococo. Elas diminuem o risco de infecções pulmonares graves.
Combine a educação sobre a DPOC com um programa de exercícios supervisionados, que podem melhorar a capacidade pulmonar e reduzir a falta de ar
A cirurgia de redução do volume pulmonar remove o tecido pulmonar danificado. Pode ajudar um pequeno número de pacientes com DPOC. O transplante também pode ser uma opção para auxiliar no tratamento de alguns pacientes com DPOC muito grave.
Conte com o seu médico para te apoiar, mas tenha certeza de que o controle da DPOC depende de VOCÊ! Você está no comando. Ao tomar as decisões e atitudes certas, você pode minimizar os sintomas, sentir-se melhor com mais frequência e continuar a levar uma vida produtiva.
Continue acompanhando nossos conteúdos, escute e confie em seu médico, mas assuma um papel proativo na sua saúde. Sua adesão às recomendações médicas é muito importante para ajudar no controle do DPOC.