Alimentação faz a diferença no tratamento de câncer de pulmão
segunda-feira, 23 mar 2020O tratamento para o câncer é conhecido pode ser um desafio para os pacientes, trazendo muitas mudanças para a sua rotina. Se você está passando por isso, saiba que a sua alimentação pode ser um fator essencial no sucesso do seu tratamento, além de trazer uma qualidade de vida melhor para o seu dia a dia.
Uma dieta saudável auxilia no bom funcionamento do corpo e isso se aplica, também, no caso do tratamento de câncer de pulmão. Veja em que momentos e como comer bem pode te ajudar:
Uma vez que nutrientes essenciais contribuem com a construção dos tecidos, no aumento da imunidade e na redução dos riscos de infecção, uma alimentação balanceada pode ajudar na recuperação de uma cirurgia.
Um corpo nutrido é mais forte e, normalmente, terá maior facilidade em lidar com os efeitos colaterais do tratamento.
De acordo com o INCA, a recomendação é consumir, no mínimo, cinco porções por dia de vegetais, sendo duas porções de frutas e três porções de legumes sem amido (como cenoura, couve-flor, berinjela, tomate) e verduras. Cada porção equivale, mais ou menos, a uma quantidade que caiba na palma da sua mão (80g), do produto picado ou inteiro.
Consuma alimentos de diferentes cores, como vermelha, verde, amarela, branca, roxa e laranja. Quanto mais colorida for sua refeição, melhor.
Aproveite essas dicas e não deixe de procurar um profissional de nutrição especializado para te ajudar a estabelecer uma dieta saudável e que se encaixe no seu dia a dia. Nosso programa FazBem para câncer de pulmão em parceria com a Wecancer disponibiliza acompanhamento com nutricionista através do aplicativo, entre outros serviços. Saiba mais sobre como participar do programa aqui. É gratuito!